iPhone desponta como plataforma de jogos portáteis




Produtoras como Gameloft e EA investem em games para o sistema.Aparelho pode ameaçar portáteis de Nintendo e Sony PSP, diz especialista




Depois de liderar os avanços no mercado de celulares, o iPhone, da Apple, surge como uma plataforma séria para videogames, concretizando a promessa dos jogos em celulares e se posicionando como um concorrente legítimo dos sistemas portáteis de videogames.




Na Game Developers Conference (GDC), em San Francisco na semana passada, houve muita discussão sobre planos de jogos para o iPhone e seu primo iPod Touch, que funciona apenas com o sistema WiFi. Com cerca de 30 milhões de aparelhos no mercado --17 milhões de iPhones e 13 milhões de iPod Touches--, e acesso a milhares de jogos sempre que desejarem, os consumidores estão comprando e jogando dezenas de milhões de jogos. Enquanto isso, os produtores de games estão mergulhando no mercado com entusiasmo, apresentando novas ofertas em ritmo furioso.

Concorrência portátil
Há quem diga que os recursos do iPhone, como capacidade de GPS, conectividade, tela de toque, e sua grande variedade de conteúdo oferecem vantagens com relação aos aparelhos de videogames portáteis mais estabelecidos, como o Nintendo DS e o Sony PSP. A série DS já registrou mais de 100 milhões de unidades vendidas, e o PSP tem mais de 50 milhões de vendas desde que os dois modelos chegaram ao mercado no final de 2004.




O iPhone é uma ameaça a outras plataformas portáteis de jogos", disse Mitch Lasky, sócio do grupo de capital para empreendimentos Benchmark Capital e ex-presidente executivo da Jamdat Mobile, vendida à Electronic Arts em 2005 por US$ 680 milhões. "Pode ser algo de imenso". A App Store da Apple estreou em julho passado, mas já surgiu toda uma rede de programadores que criou milhares de jogos, que variam de quebra-cabeças e jogos de fliperama a jogos de ação e combate individual. Os programadores ficam com 70% da receita, e a Apple retém 30%. Os criadores de jogos incluem nomes estabelecidos como a Electronic Arts, Gameloft e Glu Mobile, companhias mais novas como a "ngmoco" e programadores individuais trabalhando de seus cubículos. Sanette Chao, diretora de relações públicas da Gameloft, disse que a empresa ganhou mais dinheiro vendendo jogos para o iPhone e o iPod Touch nos últimos meses do que em todas as suas vendas a outras operadoras. "O setor móvel estava esperando pelo momento da virada... O lançamento da App Store foi esse momento", disse Chao.

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