Martin Cooper e Raymond Samuel Tomlinson venceram por unanimidade. Eles revolucionaram a comunicação e contribuíram com o conhecimento.
O criador do telefone celular, Martin Cooper, e Raymond Samuel Tomlinson, "pai" do e-mail, foram ganharam nesta quarta-feira (17) por unanimidade o Príncipe de Astúrias de Investigação Científica e Técnica, informou o júri do prêmio.
"Esses dois achados se encontram entre as maiores inovações tecnológicas do nosso tempo, revolucionando a maneira de se comunicar de milhares de milhões de pessoas em todo o mundo e contribuindo de maneira decisiva ao avanço do conhecimento", disse o júri em sua ata de concessão.
Trata-se do quinto de oito prêmios Príncipe de Astúrias que se concedem cada ano para destacar o trabalho científico, técnico, cultural, social e humano realizado por pessoas, equipes de trabalho ou instituições em âmbito internacional.
Os prêmios, que presenteiam cada um com 50 mil euros e uma escultura de Joan Miró, serão entregues durante o outono espanhol em Oviedo em uma solene cerimônia presidida pelos Príncipes de Astúrias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário