A Palm anunciou prejuízo inferior ao esperado no quarto trimestre fiscal e destacou a forte demanda pelo celular inteligente Pre, que lançou recentemente. Os anúncios faziam as ações da companhia disparar mais de 16% nesta sexta-feira.

Executivos da empresa informaram que os sinais iniciais de demanda do Pre são promissores. O aparelho concorre diretamente contra o iPhone, da Apple, e o BlackBerry, da Research in Motion, e a Palm espera que ele a leve a superar persistentes prejuízos.
A Palm informou que a demanda pelo Pre está excedendo as expectativas. O aparelho deve melhorar as margens da empresa, que nos últimos anos vem perdendo mercado para os rivais.
Matthew Thornton, da Avian Securities, estimou que a Palm vendeu 70 mil unidades do Pre no trimestre encerrado em 29 de maio. Ele disse que isso, com a ajuda de alíquotas de impostos favoráveis e despesas operacionais inferiores às esperadas, ajudou a companhia a superar de longe as expectativas de Wall Street.
"Estamos ampliando com sucesso a nossa oferta, a fim de atender uma demanda forte e crescente", disse o presidente-executivo Jon Rubinstein sobre o Pre, em conversa telefônica com analistas.
O aparelho, que chegou às lojas no começo de junho, vem recebendo críticas em geral positivas. Analistas estimam que a Palm tenha despachado 150 mil unidades até o momento.
O impacto do Pre será refletido de maneira mais ampla no trimestre atual, uma vez que o lançamento ocorreu em junho. A Sprint Nextel é a operadora exclusiva do aparelho nos Estados Unidos.
A Palm informou que o fluxo de caixa sairá do vermelho no segundo semestre do ano fiscal de 2010 e reassegurou os analistas de que sua posição de capital é suficiente, o que Thornton definiu como "as informações mais importantes a se tirar dos anúncios".
A empresa anunciou prejuízo líquido de cerca de US$ 105 milhões, ou US$ 0,78 por ação, no quarto trimestre fiscal, ante prejuízo de US$ 43,4 milhões, ou US$ 0,40 por ação, no mesmo período um ano atrás.
Excluindo eventos não recorrentes, o prejuízo da Palm somou US$ 0,40 por ação, ante expectativa média de analistas consultados pela Reuters Estimates de perda de US$ 0,65 por papel.
A receita despencou 71%, para US$ 86,8 milhões.
A Palm popularizou o mercado para computadores de mãos conhecidos como PDAs na década de 1990, mas a empresa acabou enfrentando intensa competição de concorrentes, culminando com lançamentos de produtos da Apple e da Research in Motion.
Nenhum comentário:
Postar um comentário